sábado, 19 de outubro de 2013

Resenha do livro: Toda Poesia

Como havia dito no post de ontem, minha mãe comprou em São Paulo o livro "Toda Poesia", do autor Paulo Leminski, para mim. Comecei a ler logo depois que voltei a Florianópolis e terminei em menos de uma semana.

Há um bom tempo eu andava querendo esse livro, e sempre que o encontrava em uma livraria eu o folheava. Mas depois de uma longa espera (que longa o que, Vanessa?) eu ganhei um para enfim poder chamar de meu. A capa sempre me chamou atenção, então é mais ou menos assim: tais lá na China com teu livro de capa laranja fluorescente e uma pessoa aqui no Brasil consegue enxergar o bendito livro. Quem vai dizer que estou mentindo? HAHAHA.

Claro que nas fotos a cor da capa saiu diferente, mas procurem um desses na livraria e tentem olhar por mais de 5 minutos pra essa capa, é uma tortura, haha.


O livro reúne todas as poesias já publicadas do autor curitibano Paulo Leminski, mestre do verso lapidar e da astúcia. Clássicos como "Caprichos relaxos", "Distraídos venceremos" e "La vie en close", além de "Quarenta clics em Curitiba", estão disponíveis nesta edição. O livro reúne 600 poemas no total.


Essas duas poesias foram umas das minhas preferidas, já que falam sobre amor e coração, mas de uma forma engraçada e diferente. 


Para separar uma poesia de outra, a editora Companhia das Letras fez com que os pingos de tinta, como se estivessem manchando o papel, cumprissem essa função.


Para vocês terem ideia de como foi difícil escolher o meu poema preferido, eu não conseguia parar de marcar as páginas com posts-it, o que fez com que meu livro ficasse muito mais grosso. Vocês ainda duvidam que eu amei esse livro?


Sempre gostei daquelas poesias que rimavam bonitinhas, mas depois que li as do Paulo Leminski, percebi que poesia é algo mais encantador do que eu imaginava. O autor estilizou algumas poesias de forma engraçada, outras de forma confusa e outras ainda do jeito que sempre conhecemos. Paulo Leminski se tornou um grande autor para mim, e pretendo comprar algum outro livro dele em breve, talvez até da mesma editora. Pena que ele já faleceu, porque com certeza era uma pessoa e tanto.

Espero que tenham gostado da resenha. Não esqueçam de comentar. Até a próxima. Beijos e ótimo final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário