domingo, 20 de julho de 2014

Feliz dia do "nossa amizade é para sempre"


E mesmo que a frase do título não seja totalmente verdadeira, que pelo menos hoje ela possa ter um significado coerente. Que todo mundo perceba quem são os amigos de verdade, e faça até o impossível para mantê-los por perto. Ou que pelo menos a amizade não se perca. Que ela não seja esquecida na rotina, nos problemas pessoais, nas diferenças entre os amigos, e muito menos na falta de tempo. Que todos tenham a coragem de manter uma amizade, mesmo ela sendo difícil.
Que ninguém tenha medo de ser o primeiro a telefonar, de mandar uma carta, de comprar um presente, ou de simplesmente aparecer. Porque é melhor ser o causador da manutenção de uma amizade do que o culpado por ela ter se perdido no mundo.
Apesar de dizerem que amigos podem ser contados com os dedos das mãos, o que eu concordo com um gigante "sim" acompanhado de um ponto de exclamação, então que essas amizades sejam seguradas com as duas mãos. Mas que ninguém tenha medo de ter onze, vinte ou trinta e seis amigos, desde que todos eles o façam feliz.
Amigo é um ser insubstituível, que o faz rir, que o ajuda com as lágrimas, esquece os próprios problemas para poder ajudá-lo com os seus, que o liga de madrugada bêbado só para arrancar algumas risadas e xingamentos seus, que está do seu lado para o que der e vier, que fala mal de você pela frente (mas nunca pelas costas), que fez as maiores loucuras da vida acompanhado de você. Porque amigo, independente da quantidade, é aquele que o diverte. É quem o faz feliz.
E não importa se for amigo da internet, da balada, do bar, do cinema, da livraria, do colégio, da faculdade, do trabalho, do curso de inglês, da outra cidade, do outro país, da própria família, da casa ao lado... Se você é realmente feliz tendo essa amizade, então não será nada - e muito menos ninguém - que o fará desistir de ser feliz com alguém que ama suas qualidades, mas principalmente seus defeitos. E eu torço para que essas, e muitas outras amizades que aparecerem na sua vida, se tornem cada vez mais forte e sejam capazes de tornar a frase "nossa amizade é para sempre" verdadeira. Porque dia do amigo não é somente dia 20 de julho, mas todos os dias da sua vida.

Vanessa Esteves

2 comentários:

  1. Amo o seu blog, sempre acompanho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso! Espero que eu receba mais comentários seus por aqui. Beijos.

      Excluir