segunda-feira, 23 de março de 2015

Resenha do livro "Mais Uma Chance"

Admito que terminei de ler este livro há mais de um mês (mais precisamente no dia 17 de fevereiro, obrigada, Skoob) e só consegui escrever a resenha dele hoje. Na verdade, estou enrolando para lê-lo desde 2013, mas fiquei bem feliz em ter o colocado na minha lista de 15 livros para 2015 e ter conseguido tirá-lo dela.


"Mais Uma Chance" - escrito por Gutti Mendonça e Federico Devito, publicado pela Editora Évora e com 440 páginas - conta a história de uma banda formada por três amigos e dois irmãos, que após quatro anos de formação e no auge da fama decidem dar um tempo e voltar para sua cidade natal depois de tanto tempo longe. Só que no último show da banda antes da pausa, Giovane - o cantor da banda - é desafiado por um dos seus amigos da banda e por sua irmã, Michelle, a pedir em casamento a primeira garota que levantar um cartaz escrito "casa comigo?" e fazê-la gostar dele. O cantor aceita a aposta e a garota que muda completamente a vida de Gigio e seus amigos é Aninha. Ela enxerga o mundo de uma forma diferente dos garotos e Mica vê na garota de 20 anos alguém em quem ela pode confiar. Gigio, um homem mulherengo e que aproveita a fama de um jeito exagerado, se apaixona por Aninha e tudo dentro dele se transforma. Só que juntando Aninha e a pausa da banda, muita coisa voltará a tona e os integrantes da Mega Watz terão que dar a volta por cima. Davi - o irmão mais velho de Gigio e Mica -, a ex de Gigio e os pais dos integrantes farão parte dessa aventura e reviravolta.


Assim como já mostrei aqui no blog, consegui os autógrafos dos dois autores do livro. Fui a uma sessão de autógrafos em 2013 (post ~aqui~) e assim meu livro se tornou mais especial ainda.


O sumário do livro é bem organizado, com todos os capítulos e páginas corretas. O que eu mais achei legal foi que os capítulos foram bem intitulados e já davam uma ideia do que encararíamos nas páginas seguintes (ou deixavam a situação ainda mais interessante).

Além disso, o Prefácio foi escrito pela autora do livro "Sábado à noite", Babi Dewet, que nos deixa com mais vontade ainda de ler, já que aponta sobre a relação entre fãs e ídolos e nos apresenta quais temas serão abordados no livro. De acordo com ela: "Este é um livro sobre jovens. Jovens de todas as idades, claro, porque a juventude está em quem somos e no que fazemos". Não preciso dizer mais nada, né?


Cada capítulo tem mais ou menos 20 páginas, mas não seria por isso que a história ficaria cansativa. Na verdade, acontecem tantas situações que alteram a história que é impossível enjoar. Os personagens são bem apresentados e não há uma desconexão entre eles. 

A única coisa que acabou pecando no livro foi os erros gramaticais, mas acredito que com uma nova revisão tudo ficará bem melhor.


E como se não bastasse eu ter a escrita perto de mim nesse livro, os autores fizeram questão de disponibilizar um CD como trilha sonora para essa história. Foi de fazer sorrir o momento pós leitura do livro em que escutei o CD e pude perceber claramente que a banda Mega Watz tinha vida. Pela produção de Edmundo Cortês e voz de João Cortês, as poucas músicas do CD já nos fazem ter ideia de como seria a banda se ela fosse real. É de emocionar.


Uma das maiores perfeições desse livro foi que Gutti e Devito escreveram o livro tão bem que era impossível perceber alguma mudança drástica na história por conta de quem estava escrevendo aquela cena. Os dois fizeram um trabalho tão bom que pareciam um escritor só. Fiquei muito feliz durante a leitura do livro por eles não terem focado a história em um amor entre um cantor famoso e uma estudante normal, mas por terem envolvido muitos assuntos além desse, como problemas familiares, fama excessiva, inveja, sonhos deixados de lado e muito mais.  


"Mais Uma Chance" é um livro que emociona, faz pensar, rir e querer conhecer os personagens na vida real. Admito que me arrependi de ter demorado tanto para lê-lo, mas acredito que o fiz na melhor hora possível. Espero que os autores escrevam muitos outros livros, pois "O Preço de uma Lição" (resenha ~aqui~) e "Mais Uma Chance" estão entre os meus livros reflexivos e que me fizeram mudar de algum jeito.

Espero que tenham gostado da resenha. Algum de vocês já leu esse livro? Comentem. Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário