domingo, 25 de janeiro de 2015

Resenha do livro "The Rosie Project"

Depois de praticamente UM MÊS enrolando para ler este livro, finalmente terminei de ler "The Rosie Project", que faz parte do projeto que eu e a Carol criamos em 2013, chamado Último Livro do Ano Velho, lembram?

Para 2014, eu recomendei à Carol o livro "Fangirl", da Rainbow Rowell, que foi o meu favorito do ano. Ela já fez resenha no blog dela, então espero que vocês leiam, comentem e tudo mais. E também espero que vocês gostem da minha resenha de hoje, apesar da grande demora. Já pedi mil desculpas no último vídeo, já assistiram? 


"The Rosie Project", escrito por Graeme Simsion e publicado pela editora Penguin Books (britânica), é narrado por Don Tillman, um geneticista de quase 40 anos que cria o "The Wife Project", um teste científico para encontrar o par perfeito e que só compartilhou com seus dois únicos amigos, Gene e Claudia. Só que Rosie aparece, graças à Gene, e transforma a vida dele num caos, fazendo com que sua vida completamente correta não seja mais assim. Don a ajuda com o projeto "The Father Project", que consiste em coletar DNAs dos prováveis pais de Rosie, e assim os dois se aproximam ainda mais. Mas será que Don conseguirá sentir o amor, já que ele só acredita na ciência?


Admito que só depois de muito tempo lendo é que percebi que a edição é em inglês britânico, mas isso não atrapalhou em nada a leitura. Isso só me fez ter mais vontade ainda de ler os livros nas edições originais, ou seja, em inglês. Tenho três livros em inglês em casa para ler, quem sabe não serão as próximas leituras?


O mais legal do livro é que ele mistura humor, romance e ciência na dose certa. Estou um pouco cansada dos livros com muito romance, então esse foi perfeito. Admito que caí na gargalhada muitos momentos com as situações em que Don se metia, e todas as suas manias eram motivo de risada.


No final da edição que ganhei da Carol (ela comprou na Livraria Saraiva), ainda tem uma entrevista com o autor e o próprio questionário do "The Wife Project" (foto abaixo). 


O bom do livro é que a história aborda muito mais que a busca de Don pela mulher perfeita, como a relação conturbada de Claudia e Gene, a doença de Daphne - uma idosa que Don ajudava -, e muitas outras situações.


Ainda não entendi o motivo de ter demorado muito para terminar esse livro, pois gostei tanto dele que já quero comprar a edição em português e ler novamente, para ver se possui a mesma essência. As 327 páginas foram perfeitas.

Espero que tenham gostado e que leiam o livro. Comentem assim que terminarem, hehe. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário