sábado, 13 de setembro de 2014

Castelos feitos de sonhos


A vida é tão incerta. Não sabemos de nada, mas insistimos em dizer que somos conhecedores de tudo. Ao mesmo tempo em que dizemos nos lembrar do nosso passado, não conseguimos expressar o que queremos no futuro. Muito dinheiro, um emprego bom e uma família bem estruturada já não faz mais parte dos nossos grandes desejos para o futuro. Queremos passaporte lotado de carimbos, uma casa com vista de frente para o mar, uma pessoa que nos proporcione sorrisos e um trabalho que consiga nos sustentar. Mas, na maioria das vezes, a única coisa que queremos de verdade é ser feliz.
Sendo assim, são as indecisões que nos acompanham lado a lado. Enquanto vivermos o presente cobrando muito de nós mesmos, não teremos a consciência de que a vida é passageira e que não sabemos nada a respeito dela. Na realidade, a única coisa de que temos absoluta certeza é que ela é singular e que nada disso voltará.
Então nos explique o porquê de estarmos sempre correndo contra o tempo para fazermos coisas de que não nos orgulharemos mais para a frente. Na vida, não existe essa questão de querer deixar para depois, como fazemos com várias tarefas que nos são impostas.
Vivemos anos criando sonhos para, em alguns poucos meses, os derrubarem como se fossem meros castelos feitos de areia. Queremos que os nossos sonhos sejam construídos com o material mais forte do mundo, pois não acreditamos em quem desiste de seus sonhos como se fossem um rio secando na estação mais quente do ano. Porque diferente dos que desacreditam, somos adultos com visão de criança, que não deixam nenhuma fagulha do mundo exterior ser acendida dentro de nós; assim, temos a consciência de que o mundo nunca deixará de ser colorido, pois sempre teremos lápis de cor dentro de nossos bolsos.

Vanessa Esteves

4 comentários:

  1. Andréia Lilia Busatta16 de setembro de 2014 às 23:00

    A vida é mesmo muito singular. Cada dia recebemos oportunidade de usar o lapis de cor. E tanto faz a cor que coloquemos, importante é ousar, nos desafiar, dar o nosso melhor. Nessa pintura certamente está a felicidade. O resultado da pintura..... a gente vai descobrir um dia. Os maiores e melhores pintores jamais foram notados em vida!
    Lindo texto Vanessa. Emocionante. O fruto nunca cai mesmo longe do pé.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Quase todos são idolatrados depois da morte, porque muitos não percebem o quanto eles fizeram em vida. Obrigada pelo elogio! Ainda bem que não cai, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Sempre procurei colorir minha vida, carregando meus lápis de cor. Hj vejo que valeu e valerá sempre desenhar a felicidade que queremos. Devemos sonhar, porém sempre viver intensamente cada momento, e isso eu sempre fiz! Melhor nunca adiar nada." A vida é tão incerta"...concordo plenamente! A sua mãe pode lhe explicar sobre o que falo aqui. Fico feliz quando leio o que escreve. Fica então meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez fico feliz com o elogio. Bom saber que consigo transmitir muita coisa com poucas palavras. Espero que eu continue te deixando feliz com meus textos. Beijos!

      Excluir