terça-feira, 29 de julho de 2014

Por que levar a vida tão a sério?


Engraçado como começo quase todos os meus textos com essa palavra; e depois tento trocá-la por outra. Mas, espera aí, o que é engraçado? Vindo de uma garota como eu, que ri de piadas sem graça e dos meus tropeços na rua, parece ser uma palavra muito utilizada no meu vocabulário.
Mas qual seria o sentido da vida se as pessoas não rissem dos próprios erros e das coisas cotidianas da vida? Prefiro - umas mil vezes, nesse caso - dar boas risadas dos meus tropeços por aí do que sair xingando tudo que vier pela frente. A vida já não é fácil; e eu nem precisaria dizer isso para todos, pois é algo muito óbvio. Então qual o motivo de levar tudo tão a sério?
Entretanto, continuando com a mesma pergunta de antes, que graça teria a vida se ela fosse fácil? Se tivéssemos tudo que queremos, isso não seria algo rotineiro? Imaginem, não ter mais sonhos para realizar e objetivos para correr atrás. Tudo que é demais enjoa, até mesmo a facilidade.
E, enquanto escrevo essa parte do texto ao som de "Happy", eu percebo que sei o que é a felicidade e que meu riso estranho pode trazer alguns minutos de alegria para algumas pessoas, como já provei várias vezes.
Só que, melhor do que saber o que é a felicidade - e não espalhar para o mundo, já que felicidade é algo que muda de pessoa para pessoa -, é lembrar todos os dias ao acordar que eu posso ser feliz, sim, e talvez aquele seja o melhor dia da minha vida. Uma pena que poucas pessoas sabem disso.
Então, em vez de levar tudo tão a sério nessa vida que passa rápido, por que não rir mais um pouco? Garanto que faz muito bem para o coração e ainda anima o dia em quase cem por cento. Chega de cara feia, façam eu me apaixonar pelo sorriso de cada um de vocês - prometo que não será difícil.

Vanessa Esteves

2 comentários:

  1. Inúmeras vezes me preocupei com algo que pudesse acontecer de mal ou errado, em qualquer tipo de situação. Convenci-me há um tempo atrás de que esse comportamento pessimista não me trouxe nada além do stress. E, realmente: a vida fica mais agradável quando passamos a rir mais - mesmo de nosso problemas e erros - e a degustar os adoráveis pequenos prazeres da vida. Ótimo texto! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida fica muito mais leve e tem muito mais sentido quando a gente vive não esperando a felicidade, mas tornando cada dia melhor do que o outro. Obrigada (:

      Excluir